ZONALESTENEWS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Do Aricanduva ao Tatuapé, os shoppings só crescem

Ir para baixo

Do Aricanduva ao Tatuapé, os shoppings só crescem Empty Do Aricanduva ao Tatuapé, os shoppings só crescem

Mensagem  Tancredo Qui Jan 17, 2008 12:48 pm

Do Aricanduva ao Tatuapé, os shoppings só crescem

A região é muito bem servida pelos centros de compra, desde o maior da América Latina, o Aricanduva, aos que se instalam ao longo da linha do metrô, como o Tatuapé. Fora o charme do Anália Franco

Por Maristela Orlowski

Numa área densamente povoada, mas com baixíssima oferta de emprego, há um setor que se destaca e atenua o problema. Com aproximadamente 320 km² e mais de quatro milhões de habitantes, a Zona Leste de São Paulo ainda está longe de ser uma potência: registra a pior renda média familiar e a menor concentração de atividade econômica. Responde por apenas 6% da geração de riqueza do município.

No entanto, a região abriga o maior shopping da América Latina. Implantado num terreno de um milhão de metros quadrados, o Centro Comercial Leste Aricanduva é incorporado pelo Shopping Leste Aricanduva, pelo Shopping Interlar Aricanduva e ainda pelo Auto Shopping de São Paulo.
Leonardo Rodrigues/Hype
O primeiro Shopping Tatuapé deu tão certo que logo virá o segundo. E o Auto Shopping faz parte do complexo Aricanduva

Segundo o superintendente do complexo, Marcos Sérgio de Oliveira Novaes, por trás das ações desenvolvidas pelo empreendimento há um conceito inovador: "Nosso objetivo é virar um power center, lembrando a região central das pequenas cidades antigamente. As pessoas encontravam todos os tipos de produtos e serviços em um único lugar".

Carros - A média de consumidores que circula pelo complexo é de 4,5 milhões por mês. No final do ano, esse número aumenta para 5,5 milhões. "Nosso diferencial é oferecer três hipermercados e onze concessionárias de veículos nacionais e importados", diz Novaes.

Segundo ele, uma pesquisa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelou que 47% de todos os veículos da cidade estão concentrados na Zona Leste: "Aproveitamos o gancho e construímos a primeira pista exclusiva de test-drive do Brasil". Com 3,5 km de extensão, ela é diferenciada por oferecer segurança, ao contrário das ruas da cidade, por exemplo: "Nossa pista é indicada também para motoristas que apresentem algum tipo de deficiência física ou motora".

Lazer - Das pessoas que visitam o complexo, 52% pertencem à classe B e 25% à classe C. E 70% dos consumidores que entram em um dos shoppings, entram também nos outros. "Em 2005, tivemos 8% de aumento na freqüência do shopping", diz Novaes.

Um dos motivos desse crescimento pode estar ligado à área de lazer. O shopping oferece 16 pistas de boliche, 14 salas de cinema, bingo, centro cultural e pista de kart para os mais aventureiros: "Investimos forte em entretenimento para atrair os jovens".

As vendas aumentaram 6% no ano passado. Segundo o superintendente, a expectativa é manter o crescimento em 2006. A área de abrangência primária do Centro Comercial Leste Aricanduva é de sete milhões de pessoas da Zona Leste de São Paulo e das cidades de São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Guarulhos, Atibaia e Bragança Paulista. Sua localização é de fácil acesso pelas avenidas Aricanduva, Marginal Tietê e Radial Leste, com eficiente transporte urbano.

Shows - Inaugurado em 1999, o Shopping Anália Franco realizou uma pesquisa com seus consumidores e descobriu que é considerado uma das melhores opções de compras e lazer da Zona Leste de São Paulo.

Voltado para as classes A e B, possui um mix de lojas variado e uma programação periódica de shows e eventos infantis. Ao todo, conta com 240 lojas distribuídas em quatro pisos. O shopping emprega diretamente 3.364 pessoas e recebe, em média, dois milhões de consumidores por mês.

Um dos motivos de tanto sucesso de público foi a parceria firmada com uma tradicional rádio de São Paulo para a realização do projeto "Grandes Encontros". Trata-se de apresentações aos domingos de renomados artistas da música brasileira como Alceu Valença, Zeca Baleiro, Vanessa da Matta e Toquinho, dentre outros.

De metrô - Cerca de 70 mil pessoas visitam o Shopping Metrô Tatuapé por dia. O gerente de marketing do empreendimento, Cláudio Voso, tem uma explicação para isso: "O fato de sermos diretamente ligados ao metrô já garante uma excelente média de público. Nos sábados, esse número salta para 100 mil".

O shopping se tornou um importante pólo de lazer e cultura para o bairro do Tatuapé. Uma movimentada praça de eventos abriga diversas atrações para toda a família. São oito salas de cinema, área de jogos eletrônicos e um setor de alimentação com 30 opções.

A presença de um posto avançado da Subprefeitura da Mooca e o único posto para emissão de passaportes da Zona Leste fazem da área de serviços outro destaque. "Essa diversidade atrai público de toda a cidade", diz Voso.

Expansão - Os negócios no Shopping Metrô Tatuapé são tão representativos que já está sendo construída uma segunda parte do empreendimento, o Shopping Metrô Tatuapé 2, na outra saída do metrô. Contará com uma praça de alimentação panorâmica, complexo de cinemas e um teatro. "A expectativa é aumentar em até 40% o fluxo de pessoas", prevê Voso.
Em 2005 as vendas do Shopping Metrô Tatuapé somaram R$ 300 milhões. A idéia é de que, junto com o novo complexo, esses valores alcancem R$ 745 milhões por ano.

Novos - Outro empreendimento já está em obras num terreno de 120 mil m² na Zona Leste, interligado à estação Itaquera do metrô. Com inauguração prevista para outubro de 2007, o Shopping Metrô Itaquera segue a fórmula de sucesso do Metrô Tatuapé e pretende contar com o alto fluxo de passageiros para sustentar as vendas e se consolidar no mercado.

A Mooca também ganhará um novo empreendimento: o Shopping Capital, construção vertical a ser inaugurada em meados deste ano e que deverá valorizar os edifícios da avenida Paes de Barros.

Fonte: Diário do Comércio

Tancredo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos