ZONALESTENEWS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um passeio pelo céu no Planetário do Carmo

Ir para baixo

Um passeio pelo céu no Planetário do Carmo Empty Um passeio pelo céu no Planetário do Carmo

Mensagem  Heitor Qui Jan 17, 2008 12:53 pm

Um passeio pelo céu no Planetário do Carmo

Por Maristela Orlowski
Luiz Prado/LUZ
No Planetário do Carmo dá para visitar os anéis de Saturno, acompanhar o anoitecer, as primeiras estrelas e vislumbrar 88 constelações

Olhar estrelas no céu de São Paulo não é tarefa fácil, especialmente porque luzes artificiais e poluição não permitem. Mas existe um lugar nos recônditos da Zona Leste paulistana onde isso é possível: o Planetário do Carmo, dentro do Parque do Carmo, em Itaquera. Lá, os admiradores de corpos celestes podem embarcar numa viagem cósmica e visitar planetas, cometas e galáxias distantes, embalados ao som de Carmina Burana e Richard Strauss.

Segundo o planetarista André Luiz da Silva, cerca de duas mil pessoas transitam pelo lugar nos fins de semana: "Temos quatro sessões por dia, duas infantis e duas clássicas, que duram até 40 minutos, e todas lotam. Vêm pessoas de tudo quanto é lugar. Tem gente de outras cidades e até de outros Estados". No planetário, crianças, jovens e adultos podem acompanhar o anoitecer e o surgimento das primeiras estrelas, vislumbrar 88 constelações, visitar os anéis de Saturno e voltar à Terra em segurança.

O projetor central utilizado para simular uma viagem pelo sistema solar, o modelo Universarium VIII, da empresa alemã Carl Zeiss, é um dos mais modernos do mundo e comparável ao de Nova York, conforme explica Silva: "Ele projeta mais de nove mil estrelas no céu e possui centenas de lentes. Em termos de verossimilhança, é o que fornece o melhor céu que a tecnologia pode produzir hoje". O planetarista conta também que o aparelho calcula diariamente o aspecto do céu, ou seja, a posição e o movimento dos astros no cosmo. Além do Universarium VIII, outros 60 projetores periféricos de efeitos especiais, produzidos pela americana Sky-Skan, contribuem para levar os espectadores até os mais longínquos cenários estelares.

Informações: (11) 6522-8555

Fonte: Diário do Comércio

Heitor
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos